JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Levantar peso ajuda a emagrecer

By  |  0 Comments

levantar peso, como emagrecer, dica fitness, dica de dieta, Taynan Corti Luchi, moda sem censura, alex cursino, dicas de treino, sobrepeso, gordura corporal, blog de moda, blog fitness

A grande maioria das pessoas que buscam ter uma vida mais saudável já tem a ciência de que o treinamento de força (musculação) é um poderosíssimo aliado para contribuir com o processo de emagrecimento, mas não custa reforçar, e o melhor, com comprovações científicas.

Hoje venho contribuir com um excelente artigo de um grupo de estudo italiano (Paoli 2014), na qual o mesmo traz em seu título: lift weight to fight overweight (levantar pesos pra combater o sobrepeso).

O maior responsável pelo consumo diário de energia é o gasto energético de repouso, e, qualquer aumento desse consumo promove alterações positivas no controle de peso.
Logo, praticar uma atividade física que aumente o gasto energético, vai contribuir para o emagrecimento.

Está claro na literatura (Westerterp et al., 1992; Zhang et al., 2002) que a quantidade de massa magra corporal é o fator que tem maior influência no gasto energético de repouso, sendo responsável por 50-70% do total. E, o principal responsável pelo aumento da massa magra é a musculação. De quebra, a musculação contribui para o aumento do EPOC, um fator que em português significa “consumo excessivo de oxigênio após o exercício” e corresponde à capacidade do organismo de queimar calorias mesmo depois do treino.

Isso nos leva a concluir que o metabolismo energético pós-exercício desempenha um papel fundamental no aumento do gasto energético total e no efeito global do exercício (gerando diminuição nos níveis de gordura corporal). Outro fator, a intensidade do exercício, se relaciona intimamente esse efeito no controle de peso. Grandes intensidades tem maior impacto no EPOC quando comparada com menores intensidades (Haltom et al, 1999;. Thornton & Potteiger, 2002). ⠀

Concluído, quando analisamos o resultado como um todo, vemos que o treino de força levado de forma séria e INTENSA gera mudanças positivas na composição corporal e, além disso, é uma poderosa ferramenta para o controle de peso corporal.

Taynan Corti Luchi
@taynanluchi