Levantar peso ajuda a emagrecer

By  |  0 Comments

levantar peso, como emagrecer, dica fitness, dica de dieta, Taynan Corti Luchi, moda sem censura, alex cursino, dicas de treino, sobrepeso, gordura corporal, blog de moda, blog fitness

A grande maioria das pessoas que buscam ter uma vida mais saudável já tem a ciência de que o treinamento de força (musculação) é um poderosíssimo aliado para contribuir com o processo de emagrecimento, mas não custa reforçar, e o melhor, com comprovações científicas.

Hoje venho contribuir com um excelente artigo de um grupo de estudo italiano (Paoli 2014), na qual o mesmo traz em seu título: lift weight to fight overweight (levantar pesos pra combater o sobrepeso).

O maior responsável pelo consumo diário de energia é o gasto energético de repouso, e, qualquer aumento desse consumo promove alterações positivas no controle de peso.
Logo, praticar uma atividade física que aumente o gasto energético, vai contribuir para o emagrecimento.

Está claro na literatura (Westerterp et al., 1992; Zhang et al., 2002) que a quantidade de massa magra corporal é o fator que tem maior influência no gasto energético de repouso, sendo responsável por 50-70% do total. E, o principal responsável pelo aumento da massa magra é a musculação. De quebra, a musculação contribui para o aumento do EPOC, um fator que em português significa “consumo excessivo de oxigênio após o exercício” e corresponde à capacidade do organismo de queimar calorias mesmo depois do treino.

Isso nos leva a concluir que o metabolismo energético pós-exercício desempenha um papel fundamental no aumento do gasto energético total e no efeito global do exercício (gerando diminuição nos níveis de gordura corporal). Outro fator, a intensidade do exercício, se relaciona intimamente esse efeito no controle de peso. Grandes intensidades tem maior impacto no EPOC quando comparada com menores intensidades (Haltom et al, 1999;. Thornton & Potteiger, 2002). ⠀

Concluído, quando analisamos o resultado como um todo, vemos que o treino de força levado de forma séria e INTENSA gera mudanças positivas na composição corporal e, além disso, é uma poderosa ferramenta para o controle de peso corporal.

Taynan Corti Luchi
@taynanluchi

error: Content is protected !!